Seminário Final reúne estudantes e docentes de sete escolas de diferentes regiões do Norte de Portugal

O Seminário Final do Projeto ClimActiC reuniu mais de 280 participantes, no passado dia 5 de maio, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).

Participaram estudantes e docentes de 7 escolas de diferentes regiões do Norte de Portugal, investigadores/as e demais convidados/as para apresentar e debater os resultados de quase dois anos do projeto.

Na Sessão de Abertura, estiveram presentes o Vice-Reitor, Pedro Rodrigues (Investigação e Inovação), o Diretor da FPCEUP, Pedro Nobre, Carla Malafaia (Líder do WP1, do CIIE/FPCEUP), Orfeu Bertolami (Líder do WP2, do CF-UM-UP), Isabel Macedo Pinto (Representante do WP3, do CPUP/FPCEUP), Joaquim Faria (Líder do WP4, do LSRE-LCM/FEUP), Ana Cristina Torres (Líder do WP5, do CIIE/FPCEUP) e Isabel Menezes (Investigadora responsável pelo ClimActiC).

Contamos ainda com a presença de Fanny Fernandes, para efeitos de acompanhamento e monitorização do projeto ClimActiC, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), entidade financiadora.

A Mostra de Pósteres, produzidos pelos/as estudantes envolvidos/as no Projeto ClimActiC, permitiu assinalar impactos desde a redução da quantidade e qualidade de recursos hídricos, perda de biodiversidade, secas prolongadas ou redução da produtividade agrícola.

Por seu lado, as soluções pensadas passam por apoios financeiros para a dinamização de projetos de adaptação climática, ações de sensibilização e de comunicação para e com as populações e implementação de sistemas de rega automática e inteligentes para os jardins públicos.

Contamos com uma mesa-redonda que promoveu o debate entre duas professoras, três estudantes e o representante da CIM Tâmega e Sousa sobre as suas experiências no Projeto ClimActiC e perspetivas sobre os próximos passos perante as oportunidades criadas em cada território.

O Comentário Final foi conduzido pelo convidado Pedro Reis, Professor e Investigador do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, com uma reflexão sobre a importância do papel dos/as jovens para o debate sobre as alterações climáticas nos contextos educativos.

O Seminário foi encerrado por Isabel Menezes (CIIE/FPCEUP) que parabenizou os e as estudantes e professores/as pela robustez do trabalho desenvolvido nestes dois anos do Projeto ClimActiC.