Duas comunicações do Projeto ClimActiC são apresentadas no VII Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação

O projeto ClimActiC apresentou duas comunicações orais no VII Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE), realizado em 3 e 4 de fevereiro de 2023, dedicado ao tema “Desafios Atuais na Investigação em Educação: Agendas Emergentes”. O evento decorreu na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE/IPP) e na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).

Uma das comunicações foi apresentada por Juliana Diógenes-Lima e Carla Malafaia, com o título: “Justiça Climática nos contextos urbano e rural: perceções de jovens sobre a experiência de participação em Laboratórios Climáticos Colaborativos em duas regiões do Norte de Portugal”.

A investigação teve por objetivo explorar as perceções de jovens do Ensino Secundário de duas regiões do Norte de Portugal, nos contextos rural e urbano, sobre i) a experiência de participação em Laboratórios Climáticos Colaborativos (CiCli-Labs), uma metodologia participatória educativa, inspirada em modelos de aprendizagem transgressiva sobre mudança climática, e ii) os futuros climáticos das suas regiões, em articulação com as dimensões da justiça climática.

Foram apresentados e discutidos desafios à adaptação climática a nível comunitário, como a necessidade de criar espaços de participação que reconheçam os/as jovens como atores políticos e com agência climática.

Também foi realizada a comunicação oral intitulada: “O desenvolvimento profissional docente num projeto de educação climática com metodologias participatórias”, de autoria das investigadoras Bruna Pereira, Amélia Lopes e Ana Cristina Torres.

Esta investigação pretendeu compreender os contributos para o desenvolvimento profissional docente, através da implementação do perfil comunitário num projeto de educação climática. Esta abordagem permite a construção de um perfilamento da natureza, necessidades e recursos de um território.

Foram debatidos alguns resultados preliminares do estudo, como o facto de que parecem haver diferentes focos de desenvolvimento, seja na construção de saberes no âmbito das alterações climáticas ou nas necessidades de aprendizagem dos/as alunos.

Leia mais no Livro de Resumos do VII ENJIE.