ClimActiC apresenta comunicação sobre cidadania, política e adaptação climática no IAPS 2022

A equipa do Projeto ClimActiC apresentou uma comunicação na 27ª Conferência International Association of People-Environment Studies (IAPS) no último dia 6 de julho.

Organizado pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, o evento que decorreu entre os dias 5 e 8 de julho teve como tema ‘Global Challenges, Local Impacts – Rethinking governance, sustainability and consumption in light of climate change’.

Intitulada ‘Cidadania, ciência e política: laboratórios baseados na comunidade para discutir e co-desenhar a adaptação climática’, o trabalho é de autoria de Juliana Diógenes Lima, Sara Pinheiro, Ana Cristina Torres, Bruna Pereira e Carla Malafaia, investigadoras do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).

Foram apresentados os resultados preliminares acerca do desenvolvimento de espaços de comunicação e co-criação entre cientistas, jovens, ativistas, agentes económicos e decisores/as políticos/as, os CiCli-Labs, ou laboratórios colaborativos climáticos.

Desta forma, a comunicação pretendeu lançar luz à articulação entre duas dimensões: (i) as propostas climáticas discutidas nas 15 sessões dos laboratórios colaborativos climáticos, por jovens e atores locais, entre abril e junho de 2022, e (ii) as medidas de adaptação tal como delineadas pelos Planos de Adaptação às Alterações Climáticas, desenvolvidos por sete Comunidades Intermunicipais (CIM) do Norte de Portugal.