ClimActiC organiza o seminário “Jovens e cidadania pelo clima” na FPCEUP

Apresentação dos resultados do primeiro ano do ClimActiC no auditório da FPCEUP

Com o tema “Jovens e cidadania pelo clima”, o 1º Seminário do Projeto ClimActiC decorreu na tarde de 1 de julho, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).

No total, 104 pessoas participaram no evento, incluindo docentes e estudantes de 8 escolas do Norte de Portugal parceiras deste projeto: Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha; Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira; do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, de Chaves; do Agrupamento de Escolas Gaia Nascente; do Agrupamento de Escolas João Araújo Correia, de Peso da Régua; da Agrupamento de Escolas de Vila Verde; da Escola Básica de Frazão e do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros.

Receção de participantes

O Seminário contou ainda com a presença de 33 representantes da sociedade civil bem como de atores sociais envolvidos no Projeto ClimActiC, incluindo representantes da Comunidade Intermunicipal (CIM), do Movimento Onda Verde, da Greve Climática Estudantil (GCE) e da Rebelião Climática.

Das 13h30 às 17h30, o programa do seminário incluiu a sessão de abertura, seguida da apresentação dos resultados do primeiro ano do Projeto e uma mostra de posters desenvolvidos pelos estudantes das 8 escolas parceiras. Incluiu, ainda, uma mesa-redonda com estudantes, docentes e atores sociais que participaram nas atividades do ClimActiC.

Após a sessão de abertura, coordenada por Isabel Menezes (CIIE/FPCEUP), coordenadora do ClimActiC, Ana Cristina Torres e Carla Malafaia (CIIE/FPCEUP) apresentaram os resultados do primeiro ano do ClimActiC, período durante o qual foram desenvolvidos projetos comunitários escolares (perfis comunitários) e foram dinamizadas 15 sessões de laboratórios colaborativos (CiCli-Labs), em oito escolas de sete regiões do Norte de Portugal.

Mostra de posters

Os estudantes apresentaram os projetos desenvolvidos nas suas escolas e comunidades, no âmbito do ClimActic, através de posters, que espelharam a exploração de diversos problemas e soluções climáticas nas diferentes regiões.  A discussão dos posters envolveu investigadores/as e professores/as da FPCEUP.

Por fim, a mesa-redonda contou com a participação de oito parceiros do Projeto ClimActiC: três estudantes, dois docentes, uma representante da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, uma representante da Greve Climática Estudantil (GCE) e uma representante da Rebelião Climática.

Nesta mesa-redonda, foram partilhadas as experiências de participação nas atividades do projeto ClimActiC, nomeadamente, no que se refere ao desenvolvimento dos perfis comunitários nas escolas e à participação nas sessões CiCli-Labs. Esta mesa-redonda foi moderada e dinamizada pelas duas bolseiras do projeto: Juliana Lima e Bruna Pereira.

Este evento foi organizado pela equipa do Projeto ClimActiC, do  Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP. O projeto é financiado pelo NORTE-01-0145-FEDER-000071.