ClimActiC apresenta comunicação na IAPS com análise preliminar sobre integração de vozes juvenis nos planos de adaptação climática no Norte de Portugal

O Projeto ClimActiC apresentou no dia 6 de julho de 2022 uma comunicação na 27ª Conferência International Association of People-Environment Studies (IAPS), organizada pelo Instituto Universitário de Lisboa (Iscte). A conferência decorreu em formato online.

Intitulada “Bridging citizenship, science and politics: Community-based laboratories for discussing and co-designing climate adaptation”, a comunicação é da autoria de Juliana Diógenes-Lima, Sara Pinheiro, Ana Cristina Torres, Bruna Pereira e Carla Malafaia.

Com a investigadora Juliana Diógenes-Lima como oradora da comunicação, o trabalho articulou as medidas de adaptação às alterações climáticas de planos de adaptação da região Norte de Portugal, onde o ClimActiC atua – Alto Minho, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Ave, Cávado, Douro, Tâmega e Sousa e Terras de Trás-os-Montes – e as propostas discutidas pelos e pelas jovens estudantes com atores da comunidade local e regional. Estes momentos de discussão foram promovidos nos Laboratórios Climáticos Colaborativos, que se constituem como espaços participativos, desenvolvidos no âmbito do projeto para o desenvolvimento da resiliência climática.

A comunicação deu conta dos resultados de uma análise preliminar dos Planos de Adaptação, que identificou a ausência de mecanismos de integração de diferentes atores ou do envolvimento direto de jovens.

Leia mais no Livro de Resumos, publicado no site da 27ª Conferência International Association of People-Environment Studies (IAPS).