ClimActiC apresenta comunicação sobre potencialidades de metodologias participativas para reforçar o papel da juventude na adaptação climática

Investigadoras do projeto ClimActiC apresentaram uma comunicação oral e publicaram um artigo no âmbito do INTED2023: 17th annual International Technology, Education and Development Conference. A conferência decorreu em março deste ano, na cidade de Valência (Espanha).

Intitulado “How can the use of participatory and co-creation approaches enhance young people´s civic participation for climate change adaptation?”, o trabalho é de autoria de Sara Pinheiro, Ana Cristina Torres, Juliana Diógenes-Lima, Bruna Pereira e Carla Malafaia.

O artigo foca a educação para as alterações climáticas, por meio de investigação participativa em 7 escolas de 7 regiões do Norte de Portugal, com a colaboração dos centros de investigação da Universidade do Porto.

O trabalho analisa também conversas sobre alterações climáticas, investigação e política entre decisores políticos, agentes económicos, ativistas e investigadores para o co-desenho de soluções acionáveis a nível local.

Neste sentido, são exploradas as potencialidades da investigação participativa com jovens e professores a partir das experiências educativas no âmbito do Projeto ClimActiC.

Assim, de modo mais amplo, o artigo discute a importância de um modelo de aprendizagem mútua, através de uma abordagem de cocriação, que permitirá enfrentar os desafios da adaptação climática, trazendo para a escola o debate crucial da educação para a cidadania e da participação cívica de jovens.