Investigadoras do ClimActiC apresentam duas comunicações orais e um póster no XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação

O Projeto ClimActiC apresentou duas comunicações orais e um póster no XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), decorrido nos dias 15, 16 e 17 de setembro de 2022.

Com o tema “Educação e Cidades: Tempos, espaços, atores e culturas”, o seminário foi realizado na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) e na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), em Lisboa e online. Três trabalhos do ClimActiC foram apresentados no evento:

– Comunicação oral

Título: Laboratórios Climáticos Colaborativos: desenvolvimento de processos e metodologias participativas para a adaptação climática comunitária

De autoria das investigadoras Juliana Diógenes-Lima, Eunice Macedo, Sofia Marques da Silva e Carla Malafaia, a comunicação apresentou as potencialidades de espaços como os Laboratórios Climáticos Colaborativos (CiCli-Labs), metodologia participativa de base comunitária desenvolvida no âmbito do projeto, em termos de educação climática, envolvimento comunitário e participação.

A comunicação, apresentada pela investigadora Juliana Diógenes-Lima, também analisou o modo como abordagens concetuais e metodológicas aderem, na prática, a diferentes contextos locais e de que forma potenciam a partilha de poder, de conhecimento e de recursos com vista à adaptação climática na região Norte.

– Comunicação oral

Título: Impactos das alterações climáticas num ecossistema local – perfil comunitário de jovens

De autoria das investigadoras Clementina Rios, Juliana Diógenes-Lima, Bruna Pereira, Joana Cruz, Amélia Lopes e Isabel Menezes, esta comunicação apresentou um estudo realizado  numa escola secundária da região Norte, parceria do ClimActiC. Apresentado pela Doutora Clementina Rios, o trabalho discutiu resultados preliminares, como a identificação de cocriação e desenvolvimento de estratégias, de soluções e de recomendações acionáveis para sensibilizar e agir em prol da preservação e conservação do ecossistema local. Na comunicação, também se apresentou e debateu processos de transferência de conhecimentos e experiências sobre as alterações climáticas entre os diversos atores sociais locais envolvidos no projeto.

– Póster

Título: Desenvolvimento de perfis comunitários climáticos nas escolas: uma experiência de investigação colaborativa e desenvolvimento profissional de professores

De autoria das investigadoras Bruna Pereira, Leanete Dotta, Amélia Lopes e Ana Cristina Torres, o trabalho apresentou um processo de investigação colaborativa e desenvolvimento profissional com docentes do 3º CEB e Ensino Secundário de escolas parceiras do ClimActiC. O foco do póster foi discutir o potencial pedagógico do desenvolvimento de perfis comunitários climáticos nas escolas como estratégia de educação para a participação na ação climática, bem como efeitos da experiência de investigação colaborativa e formação contínua de professores para a promoção da educação climática nas escolas.

Mais detalhes podem ser lidos no Livro de Resumos do congresso da SPCE 2022.