Escola em Chaves é palco de sessão dos Cicli-Labs

Jovens em ação: preparação da Árvore do Problema Climática para sessão com atores sociais

Os/as alunos do 8º ano do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, em Chaves, juntamente com suas professoras de Geografia, Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento, debateram, ao longo do primeiro semestre de 2022, fenómenos associados às alterações climáticas que têm se intensificado no concelho de Chaves.

Após a realização de atividades debatidas em sala de aula, os/as jovens focaram a sua investigação nas cheias, que emergiram como os problemas climáticos locais mais preocupantes.

Estes problemas, bem como as suas causas e consequências para a região, foram o ponto de partida das sessões de Laboratórios Climáticos Colaborativos (Cicli-Labs) com o objetivo de potenciar diálogo e cocriação de soluções acionáveis.

Para isso, uma sessão de Cicli-Labs promoveu atividades de articulação entre atores de diversos setores, incluindo a Dra. Esther Garrido, da Associação Inspira; as Dras. Rafaela Guimarães e Daniela Correia, da Aquavalor; e o Dr. Francisco Melo, vice-presidente da Câmara Municipal de Chaves.

A sessão teve como objetivo construir um plano colaborativo de adaptação climática, privilegiando o trabalho de investigação conduzido pelos/as jovens estudantes e potenciando a partilha de conhecimentos e discussões sobre cidadania, política e clima.

Esta sessão ocorreu no Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins em 9 de junho. Inicialmente, os/as jovens criaram a Árvore do Problema Climático, representando as causas e efeitos das cheias na região. A partir disto, foram debatidas possíveis soluções a colocar em prática.

Os/as jovens sugeriram a realização de limpeza voluntária dos rios e de campanhas de sensibilização com uso de imagens, o que debatido com os atores sociais. A preocupação que emergiu desta sessão, por parte dos/das estudantes, está relacionada ao rio Tâmega. Neste sentido, foram debatidas propostas de proteção do rio, focadas na remoção de resíduos.

No próximo ano, será dado seguimento a estas propostas para resolução do problema climático em Chaves, com a articulação de estratégias de implementação das ideias debatidas nos CiCli-Labs.

O objetivo será desenvolver, por meio do diálogo, estratégias regionalmente articuladas e amplamente divulgadas para colmatar os problemas climáticos locais apontados pelos/as jovens estudantes do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins.

Por fim, espera-se que estes laboratórios apontem possíveis caminhos colaborativos de adaptação climática para o fortalecimento da resiliência local neste concelho.