Escola em Peso da Régua é palco de duas sessões dos CiCli-Labs

Debate de possíveis soluções para os impactos das alterações climáticas nas vinhas

Os/as alunos do 9º, 10º e 11º ano do Agrupamento de Escolas João Araújo Correia, juntamente com seus professores e suas professoras de Biologia e Geologia, Ciências Naturais, Educação para a Cidadania, Física, Geografia e História debateram, ao longo do primeiro semestre de 2022, fenómenos associados às alterações climáticas que têm se intensificado no concelho de Peso da Régua.

Após a realização de entrevistas à comunidade, os/as jovens focaram a sua investigação nos impactos das alterações climáticas nas vinhas, que emergiram como os problemas climáticos locais mais preocupantes.

Estes problemas, bem como as suas causas e consequências para a região, foram o ponto de partida das sessões de Laboratórios Climáticos Colaborativos (Cicli-Labs) com o objetivo de potenciar diálogo e cocriação de soluções acionáveis.

Para isso, duas sessões de Cicli-Labs promoveram atividades de articulação entre atores de diversos setores, incluindo a Dra. Mónica Valente, assessora do Presidente da Câmara Municipal de Peso da Régua; o Dr. Samuel Reis, da Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense – ADVID; e, por fim, a Doutora Carmen Gonçalves, do Centro de Física das Universidades do Minho e do Porto (CF-UM-UP).

Estas sessões tiveram como objetivo construir um plano colaborativo de adaptação climática, privilegiando o trabalho de investigação conduzido pelos/as jovens estudantes e potenciando a partilha de conhecimentos e discussões sobre cidadania, política e clima.

Material de preparação para os Cicli-Labs elaborado pelos e pelas estudantes

As duas sessões de CiCli-Labs ocorreram nos dias 18 de maio e 1 de junho, no auditório do Agrupamento de Escolas João Araújo Correia. Inicialmente, os/as jovens criaram a Árvore do Problema Climático, representando as causas e efeitos dos impactos das alterações climáticas na vitivinicultura na região de Peso da Régua. A partir disto, foram debatidas possíveis soluções a colocar em prática.

Uma das soluções identificadas pelos e pelas estudantes, e debatidas com os atores sociais, foi a necessidade de fazer formação dos agricultores para que se adaptem a estas novas características da região: por exemplo, saber onde cultivar, que castas cultivar e a que altitude.

Verificou-se, ainda, a necessidade de uma gestão mais racional da água, construindo reservatórios para armazenar água das chuvas. Também debateu-se a instalação de uma rede de sensores que permita monitorizar a variação da temperatura e da precipitação e que forneça informação precisa, permitindo tomar decisões que facilitem a adaptação às novas condições.

No próximo ano, será dado seguimento a estas propostas para resolução do problema climático em Peso da Régua, com a articulação de estratégias de implementação das ideias debatidas nos CiCli-Labs.

O objetivo será desenvolver, por meio do diálogo, estratégias regionalmente articuladas e amplamente divulgadas para colmatar os problemas climáticos locais apontados pelos/as jovens estudantes de Peso da Régua.

Por fim, espera-se que estes laboratórios apontem possíveis caminhos colaborativos de adaptação climática para o fortalecimento da resiliência local neste concelho.