Escola Secundária Gaia Nascente é palco de três sessões dos CiCli-Labs

Estudantes debatem com atores sociais na primeira sessão dos CiCli-Labs

Os/as alunos do 10º, 11º e 12º ano do Agrupamento de Escolas de Gaia Nascente, juntamente com seus professores e suas professoras de Geografia, História, e Cidadania e Desenvolvimento, debateram, ao longo do primeiro semestre de 2022, fenómenos associados às alterações climáticas que têm se intensificado no concelho de Vila Nova de Gaia.

Após a aplicação de questionários na comunidade, os/as jovens focaram a sua investigação nos impactos das alterações climáticas para a migração das aves, que emergiram como os problemas climáticos locais mais preocupantes.

Estes problemas, bem como as suas causas e consequências para a região, foram o ponto de partida das sessões de Laboratórios Climáticos Colaborativos (Cicli-Labs) com o objetivo de potenciar diálogo e cocriação de soluções acionáveis.

Para isso, três sessões de Cicli-Labs promoveram atividades de articulação entre atores de diversos setores, incluindo Paulo Costa, da Onda Verde – Associação Juvenil de Ambiente e Aventura; a Dra. Susana Castanheira, da Área Metropolitana do Porto (AMP); a Dra. Paula Lobo, da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro; Gabriela Resenda, da Greve Climática Estudantil (GCE); Paulo Faria, do Parque Biológico de Gaia, vinculado à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia; e, por fim, a Doutora Isabel Macedo Pinto, do Centro de Psicologia da Universidade do Porto.

Estas sessões tiveram como objetivo construir um plano colaborativo de adaptação climática, privilegiando o trabalho de investigação conduzido pelos/as jovens estudantes e potenciando a partilha de conhecimentos e discussões sobre cidadania, política e clima.

As três sessões de CiCli-Labs ocorreram nos dias 11 de maio, 25 de maio e 1 de junho, na biblioteca da Escola de Gaia Nascente. Inicialmente, os/as jovens criaram a Árvore do Problema Climático, representando as causas e efeitos das migrações das aves em relação com as alterações climáticas. A partir disto, foram debatidas possíveis soluções a colocar em prática.

Parte da Árvore do Problema Climático

Nos CiCli-Labs, da parte dos/as estudantes, destacam-se algumas dessas sugestões: promover ações de voluntariado na recolha de lixo e planear atividades em parceria com outras escolas, criando assim um espaço de partilha com alunos mais novos. Debateu-se ainda a possibilidade de penalizar quem não cumpre com a legislação ambiental em vigor.

No próximo ano, será dado seguimento a estas propostas para resolução do problema climático em Vila Nova de Gaia, com a articulação de estratégias de implementação das ideias debatidas nos CiCli-Labs.

O objetivo será desenvolver, por meio do diálogo, estratégias regionalmente articuladas e amplamente divulgadas para colmatar os problemas climáticos locais apontados pelos/as jovens estudantes de Gaia Nascente.

Por fim, espera-se que estes laboratórios apontem possíveis caminhos colaborativos de adaptação climática para o fortalecimento da resiliência local neste concelho.