No âmbito do Projeto ClimActiC, participaram numa oficina de formação, de 50 horas, em b-learning, quinze docentes do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira; do Agrupamento de Escolas Gaia Nascente; do Agrupamento de Escolas João Araújo Correia (Peso da Régua); da Escola Secundária de Vila Verde; do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros e do Agrupamento de Escolas de Frazão.
O objetivo geral da formação foi capacitar os e as docentes para trabalharem com colegas e a comunidade, dando resposta aos objetivos da educação e da ação climática da Agenda 2030, em articulação com o Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
A formação desenvolveu temas relacionados com os “Desafios locais e globais da ação climática e suas implicações na educação para a cidadania”; a “Participação cívica e política de jovens nas questões climáticas e ambientais”; os “Perfis comunitários em contextos educativos”; a “Investigação participativa: papéis, processos e metodologias”; e a “Partilha e reflexão sobre as experiências de perfis comunitários nas escolas”.
As sessões de formação envolveram uma vasta equipa de investigadores dos vários centros de investigação parceiros no projeto, bem como investigadoras convidadas, coordenadas pela equipa de investigadoras do CIIE-FPCEUP. A formação terminou com o Seminário de dia 1 de julho, onde docentes e estudantes tiveram a oportunidade de partilhar as suas experiências nas escolas e os efeitos que as mesmas tiveram ao nível de aprendizagens e desenvolvimento pessoal, académico e profissional.